sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Juntos por um Natal melhor!



UMinho faz adaptação de brinquedos para crianças com deficiência no Laboratório de Robótica, Campus de Azurém, Guimarães, terça-feira, 22-12-2009.
Movidos pelo espírito natalício, o Grupo de Automação e Robótica da Universidade do Minho e o portal www.ajudas.com, estão, em mais uma época natalícia, a transformar e a adaptar brinquedos para crianças com dificuldades motoras severas, para que possam brincar e estimular os seus sentidos.
O portal www.ajudas.com é um projecto de Responsabilidade Social da Handout Lda., que se dedica à temática da reabilitação e ajudas técnicas para pessoas com deficiências. Entre outras iniciativas, recebe brinquedos da CONCENTRA, para oferecer a crianças com deficit cognitivo ou motor, depois de devidamente adaptados.
A adaptação dos brinquedos decorre no Laboratório de Robótica, no Campus de Azurém, em Guimarães e conta também com o empenho e dedicação de um grupo de alunos do curso de Engenharia Electrónica Industrial e Computadores, membros do núcleo estudantil do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers). A operação de transformação começa com a abertura dos brinquedos; segue-se a sua transformação electrónica; e finalmente, a adaptação, por forma a poderem ser usados com relativa facilidade por estas crianças especiais.
Este ano, esta iniciativa realiza-se pela quinta vez e vai chegar a mais de 1500 crianças com diferentes níveis de necessidades e/ou deficiências.
A entrega dos brinquedos será feita, no próximo dia 22 de Dezembro, terça-feira, em duas instituições de Guimarães: na APCG - Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães, pelas 14:30, e na CERCIGUI - Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Guimarães, pelas 15h30.
mais informações:
http://www.robotica.dei.uminho.pt/temp/brinquedos.rar

2 comentários:

  1. Esta é uma iniciativa de louvar.
    E, não. Não estou sensivel. Ela é que não tinha de me dizer aquilo daquela forma e eu limitei-me a responder o que achei que devia. Quanto ao almoço combinei e depois dizei qualquer coisa. Por mim, Segunda ou Terça está óptimo.
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Hei-de voltar com mais calma, mas para já passa no meu canto. belíssimo post, este.

    ResponderEliminar