domingo, 7 de março de 2010

"O Norte está à procura de identidade"


"Maria Amélia Cupertino de Miranda, presidente da Fundação António Cupertino de Miranda, acredita que os museus, desde que inseridos nas respectivas comunidades, podem desempenhar papel importante na dinâmica da região.
É com um entusiasmo incontido que fala sobre os novos projectos da Fundação António Cupertino de Miranda (FACM), instituição portuense com 46 anos de vida apostada em concretizar a conhecida premissa de "pensar global, agir local".
Cada vez mais, o trabalho em rede junto de escolas, universidades e colectividades do Porto ocupa o centro de actividades da FACM, com o objectivo de esbater desigualdades. Tarefa árdua, ou não fosse a exclusão, como confidencia a presidente do conselho de administração, Maria Amélia Cupertino de Miranda, "uma realidade multidimensional" que exige mais do que intervenções pontuais.
Um dos planos mais ambiciosos em curso decorre no Museu Papel Moeda, espaço da Fundação, e tem como objectivo uma cooperação estreita com as freguesias vizinhas (como Nevogilde, Aldoar, Foz do Douro, Ramalde e Lordelo do Ouro) nas áreas de acção educacional, cultural e social.
Em parceria com a Secção de Museologia do Departamento de Ciências e Técnicas do Património da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, a "Cupertino de Miranda" está a adequar a programação museológica às necessidades dos utentes locais, com os jovens no topo das prioridades.
Também os invisuais não foram descurados na estratégia adoptada. A tal ponto que o Museu do Papel Moeda é um dos raros espaços museológicos nacionais totalmente equipados para invisuais, fruto de uma parceria com a ACAPO.
Ao actuar junto de públicos carenciados ou com necessidades especiais, a FACM enfrentou dificuldades acrescidas, até porque, como confessa a responsável, "as pessoas não estão habituadas a que lhes ofereçam algo". Todavia, a adesão crescente registada fez ver aos mentores que estão no caminho certo.
"Os museus devem ser recursos do conhecimento, complementando a escola. Além disso, podem ser campos interessantes de investigação", sustenta, ao mesmo tempo que defende a existência de serviços educativos fortes."
in "Jornal de Notícias" 07 de Março de 2010

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